Pesquisadores do Lemme palestram para estudantes da Academy of Art University

22/04/2023 20:12

Professor Julio apresenta pesquisas do LemmeLab na Academy of Art University em São Francisco, Califórnia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pesquisadores do Laboratório e Grupo de Pesquisa Lemme Lab – Gestão Visual e Inovação Digital, apresentaram, nos dias 12 e 17 de abril, duas palestras sobre técnicas de Personas e Prototipação em projetos de inovação de forma híbrida a estudantes dos cursos de Design Gráfico, Design Industrial e Arquitetura da Academy of Art University em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Um dos coordenadores do Lemme Lab, o professor Júlio Monteiro Teixeira, estava presencialmente no local, uma vez que está atualmente em estágio de pós-doutoramento na universidade.

Além do professor Júlio, participaram remotamente o mestrando Jefferson Velasco e a mestra Juliana Krupahtz, que buscaram esclarecer as diferentes abordagens e técnicas ligadas às Personas e à Prototipação – apresentando vantagens e desvantagens sobre o uso de Proto e Data Persona como técnicas para representação do público-alvo e elucidando qual tipo de feedback deve ser esperado para cada nível de protótipo. Estudantes da Academy of Art University também estavam em modo híbrido, com estudantes participando presencialmente em São Francisco e remotamente, da Ásia, Europa e Américas do Norte, Central e do Sul.

“Estas apresentações simbolizam o início do tão esperado intercâmbio de conhecimento entre as instituições. Estou há apenas dois meses na Califórnia e, além da universidade onde essas palestras foram ministradas, já estou estreitando relações com pesquisadores de outros núcleos de pesquisa de Berkeley e Stanford,” salienta o professor Júlio.

Pesquisadores apresentam palestra remotamente aos alunos da universidade norte-americana (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre o LemmeLab

O LemmeLab é um grupo de pesquisa registrado no diretório do CNPq, atualmente liderado pelos professores Júlio Monteiro Teixeira e Israel Braglia. O grupo conta com a participação de mais de vinte pesquisadores, entre eles estudantes e egressos oriundos majoritariamente de dois programas de pós-graduação da UFSC: Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Mais informações:
julio.teixeira@ufsc.br